terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O prefácio

José Luís Orihuela é autor do prefácio do livro "Blogo Logo Existo".



Professor universitário, conferencista e blogger, José Luís Orihuela dá aulas na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha. É considerado uma autoridade no estudo do impacto da inovação tecnológica sobre os media e os modos de comunicação. É autor do blogue eCuaderno.

Algumas frases do prefácio:

"Da mesma forma que os livros, as revistas ou os discos não são, respectivamente, romance policial, banda desenhada ou balada; os blogues não são autobiografia nem jornalismo."

"A projecção de um blogue não está directamente relacionada com o seu tráfego, mas sim com a sua posição no seio da rede."

"'No meu blogue eu faço o que quero' é uma das tontices mais repetidas na blogosfera. O blogue é um medium público e o que não se pode fazer em público está regulado pela lei."

"Os leitores merecem ser tratados com respeito, que não se lhes minta, que não sejam ocultados os conflitos de interesse do autor ou, inclusivamente, em certas ocasiões, a sua identidade."

"Os blogues não vão levar ao fim de nenhum meio de comunicação, mas estão a fazer com que muitos se transformem."

"A relação que existe entre blogues e jornalismo é análoga àquela que pode colocar-se entre uma máquina de escrever e a literatura. As ferramentas que utilizamos para escrever não definem o género de uma obra."

"O velho paradigma da comunicação pública na era analógica 'primeiro filtra-se, depois publica-se' é subvertido na era digital, na qual 'primeiro publica-se, depois filtra-se'."


"A facilidade de criar um blogue contrasta com a dificuldade que supõe a redacção e publicação regular de conteúdos de qualidade."


"As referências cruzadas, construídas através dos links, constituem um dos eixos articuladores da blogosfera e da cultura dos blogues."

"Um blogue é a voz particular de alguém. Um blogue é o estilo do seu autor, os seus pontos de vista, as suas preferências, as suas manias e os seus gostos."

Sem comentários:

Enviar um comentário